quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A primavera chegou Bandini!

“Uma noite, eu estava sentado na cama do meu quarto de hotel, em Bunker Hill, bem no meio de Los Angeles. Era uma noite importante na minha vida, porque eu precisava tomar uma decisão quanto ao hotel. Ou eu pagava ou eu saía: era o que dizia o bilhete, o bilhete que a senhoria havia colocado debaixo da minha porta. Um grande problema, que merecia atenção aguda. Eu o resolvi apagando a luz e indo para a cama.”

Esse é o primeiro parágrafo de um dos melhores livros que eu já li. Pergunte ao pó de John Fante.

Fante nasceu dia 8 de abril (meu aniversário também!!) de 1909, no estado do Colorado e com 20 anos se mudou para a Califórnia. Seu primeiro conto foi publicado em 1932 na revista The American Mercury.
O primeiro romance, Espere a primavera Bandini, foi publicado 6 anos depois em 1938.

Arturo Bandini, o alterego do autor, é um jovem americano descendente de italianos que vive em Los Angeles. Em Pergunte ao Pó (1939), Bandini tenta realizar o sonho de ser escritor divulgando os contos "O cachorrinho riu" e "As colinas perdidas". 

Andando pelas ruas da cidade empoeirada, Bandini conhece Camilla Lopez, uma bela garçonete mexicana de um bar e (é claro) se apaixona. Como Arturo tem um temperamento forte, os conflitos entre os dois estão sempre presentes durante toda a história. Bandini começa a "perseguir" a garçonete, sempre sendo hostil, o que lhe traz muito arrependimento.

Na verdade o aspirante a escritor tenta fazer com que Camilla leia seus contos, e cego pelo sonho de ser rico e famoso se esquece que é tão igual quanto a garçonete.

"O cachorrinho riu" é seu único conto publicado  em uma revista, depois juntamente com uma carta enviada ao editor.

Após isso Arturo conhece Vera, pessoa que o faz mudar radicalmente e assim ele escreve um romance sobre Vera Rivken, que por sinal também é publicado na mesma revista. Apesar disso Bandini não estava feliz por não ter o amor de Camilla que amava outro homem.

Resumindo, o livro traz os preconceitos da sociedade na década de 1930 e a grande paixão entre duas pessoas tão distintas.

Não irei contar tudo senão perde a graça! hehehe

A edição do livro de 1980 traz o prefácio escrito por Charles Bukowski, que colocou os holofotes na direção do escritor. "John Fante se tornaria uma influência no meu modo de escrever para a vida toda", disse Bukowski.

Para ele, Fante foi um dos precursores da Geração Beat, juntamente com Jack Kerouac e Allen Ginsberg (que aliás tiveram um caso muito intenso durante um bom tempo). Aliás, no livro Cartas na Rua, o alterego de Bukowski, Henry Chinaski enfatiza que seu autor preferido é John Fante. F-A-N-T-E.

John Fante ainda trabalhou como roteirista de Hollywood e em 1955 ficou cego por conta de diabetes. Apesar disso continuou a escrever com a ajuda de sua mulher, Joyce Fante, para quem ditava as histórias. Sonhos de Bunker Hill de 1982 foi inteiramente datilografado por ela.

Fante morreu aos 74 anos no dia 8 de maio de 1983 na Califórnia. Muitos outros romances foram publicados postumamente como 1933 foi um ano ruim (1985) que também é ótimo, e até hoje suas histórias emocionam e influenciam muitos leitores assim como o que vos fala! :)


................ hora de voltar ao planeta Terra!








3 comentários:

  1. "Fante morreu aos 74 anos no dia 8 de maio..." (meu aniversario!!) hahahaha
    Ahh! Fiquei com vontade de ler os livros dele. "1933 foi um ano ruim" vai ser o primeiro (:

    ResponderExcluir
  2. aah, deu vontade mesmo de ler os livros desse cara (:
    e falando em livros,
    aquele do Fernando Sabino q ganhei da sua ilustre namorada com sua ilustríssima colaboração é incrível!
    o estranho é q o q eu mais gostei nao foi a história :O
    mas a forma como ela foi escrita *-*
    e definitivamente a melhor época da vida daquele Marciano (se me permite o trocadilho q nao tem a menor coerência) foi a dos divagos literários *-*
    em suma:
    divagar sobre literaruta é sempre mto bem vindo (:

    ResponderExcluir
  3. Nossa ao ler teu post pensei: "Puta merda, sou uma p%$# alienada...não leio um livro a seculos!"
    kkk.. Ohh..vou ler esse livro...se for ruim, dou uma porrada em vc com ele...kkkk.. [tomara q seja fininho o livro...senao vai doer!]

    ResponderExcluir